domingo, 18 de abril de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO

INFELIZMENTE VOU TER QUE USAR MEU BLOG COM UM ASSUNTO NÃO MUITO AGRADAVEL, POREM NÃO POSSO "FICAR EM CIMA DO MURO". POSSO AFIRMAR QUE ATUALMENTE O CAMPEONATO BRASILEIRO EM RELAÇÃO AOS PERIQUITOS AUSTRALIANOS É O MENOR EM NUMERO DE PASSAROS E O QUE MENOS REPRESENTA A QUALIDADE EXISTENTE NO BRASIL. ALÉM DISTO, É O CAMPEONATO COM O MENOR NÚMERO DE CRIADORES EXPOSITORES. DIGO ISTO PORQUE NOS ULTIMOS ANOS TENHO JULGADO VARIOS CAMPEONATOS NO SUL E NO NORTE DO PAIS, ALEM DE PARTICIPADO DE TODOS OS TORNEIOS DA APCPA E DA BW NO RIO DE JANEIRO. ISTO POSTO, ME PERGUNTO QUAL A RAZÃO DISTO ESTAR ACONTECENDO, UMA VEZ QUE O BRASILEIRO DEVERIA SER O TORNEIO MAIS IMPORTANTE DO PAÍS, E O MAIS CONCORRIDO. A MEU VER ALGUMA COISA DEVERIA SER FEITA EM RELAÇÃO A ISTO. SEMPRE ACHEI QUE O CAMPEONATO BRASILEIRO DEVERIA TER COMO OBJETIVO EM PRIMEIRO LUGAR OS PASSAROS E EM SEGUNDO NÓS OS CRIADORES. PARA MIM O CAMPEONATO BRASILEIRO NÃO DEVERIA SER VOLTADO PARA O PUBLICO. ESTE OBJETIVO SERIA PARA OS TORNEIOS DOS CLUBES, ONDE PODERIAM SER COMERCIALIZADOS OS PASSAROS A SEREM VENDIDOS AO PUBLICO. UM OUTRO PONTO QUE ACHO FUNDAMENTAL NO BRASILEIRO É O TEMPO DE DURAÇÃO DO MESMO. SE PARTIRMOS DA PREMISSA QUE O BRASILEIRO TIVESSE COMO OBJETIVO OS CRIADORES, ELE PODERIA SER REALIZADO EM 3 OU 4 DIAS, MINIMIZANDO OS CUSTOS DOS CRIADORES, POSSIBILITANDO A VINDA E PARTICIPAÇÃO DE CRIADORES DAS REGIÕES MAIS DISTANTES DO BRASIL, O QUE NÃO OCORRE HOJE EM DIA. ENFIM, ESTOU LEVANTANDO UM TEMA QUE A MEU VER PRECISA SER PENSADO, DISCUTIDO, COM O OBJETIVO DE ACHARMOS UM CAMINHO QUE POSSA SER O RUMO DO PROGRESSO DESTE HOBBY QUE TANTO AMAMOS. DEIXEMOS DE LADO AS MESQUINHARIAS E INTERESSES PESSOAIS PARA PODERMOS PENSAR GRANDE. NÃO TENHO DUVIDAS QUE SERIA MELHOR PARA TODOS TERMOS UM HOBBY FORTE TANTO EM UNIÃO QUANTO EM MELHORIA DO PLANTEL NACIONAL. DEIXO ABERTO ESTE ESPAÇO NO MEU BLOG PARA PUBLICAR OPINIÕES DESDE QUE SEJA AUTORIZADO POR QUEM A DER.
ASS-RENATO UCHOA

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você em todos os sentidos.
    O Campeonato Brasileiro deveria durar no máximo 3 dias.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Caro Renato,

    Seu comentário é pauta de quase todas as reuniões da ABCP!!! Para nós, o campeonato brasileiro é totalmente impraticável. Não nos falta vontade de participar, porém, não podemos passar 1 semana em São Paulo por inúmeros motivos, mas com certeza, o motivo principal é expôr nossos melhores pássaros a um stress que será fatal para alguns deles...
    Um modelo interessante é o utilizado no Rio na BWB.
    A exposição da ABCP acontece no próximo dia 03 de junho, entregaremos os pássaros no dia 02 e retiraremos no dia 04, minimizando o tempo de stress. Julgamento e jantar de confraternização / entrega de prêmios no mesmo dia, como acontecido em 2007 quando você julgou.
    O hobby tem crescido muito no país, exposições pontuais acontecem com mais força que o próprio campeonato brasileiro, isto é fato, isto é preocupante e deve ser revisto por quem organiza este evento que deveria ser o mais importante do país.
    Parabéns por ter levantado a bola.

    ResponderExcluir
  4. Dr. Renato.
    Mesmo no momento não tendo aves para levar ao brasileiro, pois sou novato nos periquito inglês o qual tenho muito que aprender ainda, levanto a mesma situação acima mencionada: "sai daqui de Mato Grosso e ficar uma semana em SP fica totalmente inviável, além do mais um gasto tremendo".
    Todo criador que visa um padrão de exposição, pensa em um dia expôr suas aves no campeonato brasileiro, tendo em vista que realmente esta exposição deveria ser a maior do país!!!
    Porém além do tempo de permanência das aves, e da semana de exposição, devo lembrar que muitos criadores do país que conhecemos, não estão participando do campeonato brasileiro, o qual todos devem se perguntar, o por que desta não participação no que deveria ser o maior e melhor evento do Brasil...pois já vi muita gente comentando a mesma opinião que à sua!
    Acredito Dr. Renato que devemos todos neste momento se unir, e tentar uma maior participação no brasileiro, e como o senhor falou, que esqueçam um pouco do lado individual(interesse próprio), e sim pensem no coletivo.
    Como o senhor abriu a todos os comentários, então decidi expressar minha opinião,e deixo claro que estou aqui fazendo minha parte, que é divulgar e criar o periquito inglês no estado de MT. Um grande abraço do mais novo criador Ricardo Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Grande amigo Renato!! Você sabe que concordo com suas colocações,pois já tivemos a oportunidade de discutir isso pessoalmente, e fico feliz que tenha tomado a iniciativa de colocar isso para debater com os demais criadores brasileiro, pois a opinião de todos e extremamente importante. Temos que pensar que nos dias atuais, nem todos tem a disponibilidade de ficar tantos dias fora do seu trabalho e compromissos, sem contar com as despesas, as quais poderiam ser aplicadas na melhoria dos planteis, sem contar na troca de experiência com outros criadores, pois acredito que se o Campeonato fosse mais curto, teríamos no mínimo uns 30 criadores competindo, só aqui do meu clube são quatro!! Já fazem muitos ano que participo de Campeonatos, acredito que uns 15 anos, já participei, além dos Campeonatos Regionais, de Estaduais, Sulbrasileiro, Copa Brasil, PeriquitFest, e todos são jogo rápido, entrega das aves na sexta-feira, julga no sábado, libera no domingo, muitas vezes, pra criadores que residem mas distante do evento, libera no sábado após o jantar de premiação. Mas é isso, esperamos que com isso possamos alcançar os objetivos que é promover um verdadeiro Campeonato Brasileiro no segmento de Periquitos. Abraço a todos, Nadiomar

    ResponderExcluir
  6. \Acredito ser a vontade da maioria dos criadores serem contra este longo, cansativo, estressante e caro tempo utilizado para o campeonato Brasileiro. Sê o criador não for aposentado, fica bastante difícil se afastar dos compromissos com trabalho e família, até mesmo deixar alguém cuidando do criadouro por tantos dias sem a presença do criador, além de ter meios ($) para bancar a semana fora. O padrão deveria ser conforme o comentário do Nadiomar: sexta, sábado e encerramento no domingo. Para a continuidade como exposição ao público e para maiores possibilidades de vendas, então os outros dias deveriam ser independentes do julgamento em si e para quem quisesse e pudesse continuar por mais tempo. Acredito que isto deveria ser discutido nos clubes e levado á direção do evento para ver as possibilidades de mudança sem que haja prejuízo para o campeonato e o mais importante, o comparecimento de uma maioria de criadores. Julio, Florianópolis.

    ResponderExcluir